Dalila - Uma mulher sedutora e insistente

em 26 março 2018

 


O casal Sansão e Dalila é um dos casais mais conhecidos da Bíblia. Sansão é famoso por sua força, e Dalila por sua manipulação sedutora. Dalila vivia num vilarejo próximo à cidade natal de Sansão. É provável que fosse filisteia, apesar de seu nome ser semita. Talvez fosse prostituta de um templo. Ao que parece Sansão passou a visita-la com frequência, e seu relacionamento tornou-se conhecido pelos líderes filisteus. Eles abordaram Dalila com uma oferta irrecusável.



A vida de Sansão, sua educação e sua própria experiência deviam te-lo ensinado a ficar longe de envolvimentos com estrangeiras. Fica claro, porém, que ele estava emocionalmente envolvido com Dalila. Não existe evidencia alguma de que ela tivesse admiração ou afeição por ele. Pelo contrário, ela foi claramente motivada pela cobiça; estava disposta a usar todo o seu charme sedutor para receber uma grande recompensa em dinheiro.


Os ingredientes para um tragédia estavam todos presentes: um homem moralmente fraco e com paixões sexuais incontroláveis; uma mulher sedutora e tentadora motivada pela cobiça; um grupo de líderes estrangeiros com recursos financeiros ilimitados e a forte convicção de que sua segurança nacional, talvez até mesmo sua sobrevivência como nação, estavam em jogo.


Seus métodos eram simples e, apesar de levar algum tempo, acabaram funcionando. Ela foi espirituosa e insistente. Faceira e provocante, fascinante e instigante. Ela adulou e persuadiu. Ficou amuada e fez exigências. Havia uma fortuna à sua espera, se ela pudesse descobrir o segredo da força de Sansão. Determinada, por fim conseguiu arrancar dele o segredo.


Convencida de que finalmente ele havia dito a verdade, mandou chamar os líderes filisteus. Dalila fez seu amante dormir e mandou que raspassem o cabelo de Sansão. Sem qualquer piedade, ela assistiu enquanto ele lutava para sair de um sono profundo, pensando que poderia dominar seus atacantes com facilidade, como havia feito anteriormente, até descobrir que havia perdido sua força. Sem dúvida ela ficou contando seu dinheiro, enquanto Sansão era levado embora. Dalila é a personificação da mulher imoral de Provérbios 5. Leia abaixo a história de Dalila e Sansão em Juízes 16:4-22.


4 E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.
5 Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.
6 Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir.
7 Disse-lhe Sansão: Se me amarrassem com sete vergas de vimes frescos, que ainda não estivessem secos, então me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
8 Então os príncipes dos filisteus lhe trouxeram sete vergas de vimes frescos, que ainda não estavam secos; e amarraram-no com elas.
9 E o espia estava com ela na câmara interior. Então ela lhe disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. Então quebrou as vergas de vimes, como se quebra o fio da estopa ao cheiro do fogo; assim não se soube em que consistia a sua força.
10 Então disse Dalila a Sansão: Eis que zombaste de mim, e me disseste mentiras; ora declara-me agora com que poderias ser amarrado.
11 E ele disse: Se me amarrassem fortemente com cordas novas, que ainda não houvessem sido usadas, então me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
12 Então Dalila tomou cordas novas, e o amarrou com elas, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E o espia estava na recâmara interior. Então as quebrou de seus braços como a um fio.
13 E disse Dalila a Sansão: Até agora zombaste de mim, e me disseste mentiras; declara-me pois, agora, com que poderias ser amarrado? E ele lhe disse: Se teceres sete tranças dos cabelos da minha cabeça com os liços da teia.
14 E ela as fixou com uma estaca, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão: Então ele despertou do seu sono, e arrancou a estaca das tranças tecidas, juntamente com o liço da teia.
15 Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.
16 E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.
17 E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
18 Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
19 Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.
21 Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.
22 E o cabelo da sua cabeça começou a crescer, como quando foi rapado.








ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

 
  

Foto: Google
Fonte: Texto retirados integralmente da Bíblia de Estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão na página 341
Versículos: Site Bíblia online - Tradução JFA



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo