Joquebede - Uma mãe de coragem

em 06 setembro 2017

 

Joquebede, uma mulher que se lançava sem medo nos desafios da vida e nos planos de Deus para seu povo. Ela acreditava firmemente na promessa que fez à Abraão, e esperava ansiosamente pela liberdade do seu povo e assim ser uma nação livre e próspera.


 
Ela não imaginava que a sua fé em Deus seria recompensada com a missão especial do sacerdócio na família (Toda a linhagem sacerdotal que Deus separou é da família de Joquebede, iniciando com Arão depois seus filhos, seus netos e assim por diante).

 

Repare que Joquebede teve essa iniciativa: Concebeu, dando a luz um filho... viu que era formoso... tomou um cesto... pondo nele o menino - Êxodo 2:2-3. Essas ações de Joquebede, mostra uma mãe de fé e de coragem, com objetivos claros. Essa mulher em sua atitude corajosa, contornou a lei que mandava matar seu bebê; colocando ele no rio Nilo, descumprindo a lei (Êxodo 1:22); cercando o bebê de proteção, inclusive colocando sua filha Miriã para vigiá-lo - essa mulher demonstrou fé (Êxodo 2:3-4).

 
 

Nossas mentes atuais não consegue compreender as táticas aterrorizantes dos Faraós antigos, homens idólatras e corruptos, não sentiam nada além de desprezo pelo Deus dos hebreus. Ódio, hostilidade e trabalho duro eram fatos da vida naquela época.



Mesmo assim, Joquebede é uma mulher desembaraçada, cuidadosa  e de iniciativa, ela não temeu a maldade que a cercava. Deus viu seu coração, ouviu suas orações e interveio a seu benefício. Sua fama perdura através do filho destacado - Moisés.



Deus honrou seu firme propósito usando um de seus filhos para libertar o povo hebreu da escravidão do Egito e escolhendo seu outro filho, Arão para ser sumo sacerdote. Sua filha Miriã foi líder das mulheres hebreias, e toda a família da tribo de Joquebede foi escolhida por Deus para liderar os rituais do culto.



Joquebede serve de modelo para as mulheres de hoje em dia, com sua contagiante coragem para temer a Deus em vez de os homens, e com uma fé firme nas promessas e nas providências divinas.



Joquebede levou seu papel de mãe muito a sério. Ela criou seus filhos no Senhor com dedicação consciente. Com certeza essa mulher foi a maior influência diante de Deus na preparação desses filhos para a grande tarefa que o Senhor tinha para cada um na liderança e libertação do seu povo da escravidão.



 

ATENÇÃO!

Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok


 
Foto: Rede Record - Atriz Denise Del Vecchio interpretando Joquebede na novela Os Dez Mandamentos da Record TV
Fonte: Bíblia de estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo