Tamar - uma viúva enganosa

em 14 junho 2017

   


Os homens da vida de Tamar falharam com ela. A essa altura ela já deveria ter assegurado seu lugar no matriarcado de uma tribo, em vez disso, por causa do pecado de seu marido, ela ficou sem filhos e viúva. Deus havia previsto essa situação mediante a instituição de leis para o casamento de levirato (veja em sua Bíblia Deuteronômio 25:5-6) que assegurava uma linhagem ao homem fazendo com que o irmão do marido morto casasse com a viúva e gerasse filhos para dar continuidade ao nome de seu irmão.


 
Judá, sogro de Tamar, era o responsável de certificar que isso seria cumprido. Judá tentou cumprir a lei do levirato casando ela com Onã, mas, quando seu segundo filho morreu por causa de seu pecado deliberado (Gênesis 38:9-10), e parece que Judá sogro de Tamar se desinteressou pelo assunto.


Tamar, dependia de seu sogro Judá e de sua misericórdia, porque não podia casar-se de novo sem a sua ajuda. Em outras palavras Tamar não tinha lugar na família e nem fora dela. Naquela época, não se sabia da importância da preservação da linhagem de Judá. O rei Davi viria dessa tribo, bem como Maria a mãe de Jesus, e José seu marido (Mateus 1:3 e Lucas 3:33).


 
O destino de uma mulher na antiguidade era precário. Assumindo sua sorte nas próprias mãos, Tamar consertou o mal que o cabeça da sua família havia causado. Durante a época festiva da tosquia das ovelhas, os cananeus praticavam magias e simpatias; quando eles queriam que os deuses fizessem algo, agiam eles mesmo, invocando os deuses. A prostituição era a tentativa de encorajar os deuses a lhes dar um ano fértil.


 
 
Tamar sabia que Judá iria participar dessa celebração. Se disfarçando de prostituta do templo, cobriu-se com um véu, como era de costume tais mulheres, seduziu seu sogro e engravidou dele. O risco foi grande. Para uma viúva que engravidasse, a pena de morte era certa (Gênesis 38:24).


 
 
A Bíblia não comenta suas ações, mas dá a ela um lugar proeminente na genealogia de Cristo. Em Mateus 1, ela é a primeira das cinco únicas mulheres mencionadas ali. A atitude de Tamar não foi apenas enganosa, mas também uma violação direta a lei de Deus. No entanto, Deus é capaz de cumprir seus planos e de executar seus propósitos mesmo quando nós falhamos.


 
 
Tamar tinha um alvo relevante, isto é, continuar a linhagem de Judá; mas não confiou a Deus o cumprimento de suas promessas e decidiu seguir a diante com seus próprios planos. Mesmo que nossa motivação seja pura e nosso alvo correto, não agradamos a Deus com a nossa desobediência.


 
 
Para saber mais sobre essa história de Tamar leia Gênesis capítulo 38 para melhor compreensão da história.


 


 


ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  
 
Foto: Rede Record - Atriz Camila Rodriguez interpretando Tamar na minissérie José do Egito na Record TV
Fonte: Bíblia de estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo