Raquel - a esposa amada

em 21 março 2017

 
Atriz Mylla Christie interpretando Raquel na Minissérie José do Egito da Rede Record
 
 

Raquel, cujo nome significa "ovelha", estava cuidando dos rebanhos de seu pai em Harã, quando encontrou um homem inesperado, seu primo Jacó, que estava procurando a sua família, Jacó quando viu Raquel se apaixonou e pediu para Labão seu tio permissão para se casar com ela, e que trabalharia sete anos para ganhar o direito de ter Raquel por sua mulher (Gn 29:11-12 e vs 20).  


A cerimônia de casamento ocorreu conforme as tradições locais, em que o homem participava da festa e a noiva era mantida longe da vista até em que o homem entrasse na tenda escura para lua de mel (meninas, não fiquem brava, entenda que era a tradição da época).
 

Somente algumas horas mais tarde, creio que quando amanheceu, Jacó percebeu que Labão o havia enganado. Tinha, na verdade, se casado com Lia, a filha mais velha de Labão, a quem não amava. Sete anos de trabalho em vão. A rivalidade entre Raquel e Lia se tornou constante, porque Lia não era amada como era Raquel.


Raquel era estéril (Gn 29:31), aumentando ainda mais seu ciúme de Lia. Raquel culpou seu marido e deu sua serva para gerar filhos em seu lugar para ela cuidar como se fosse seu. Raquel engravidou e deu a luz a José que se tornou o filho favorito de Jacó (Gn 30:22-24).


Tempos depois Jacó decidiu voltar a sua terra natal, e seu tio Labão se deu conta que seus ídolos haviam sumidos de casa, sem Jacó saber Raquel havia escondido essas imagens em suas bagagens, acredita-se que Raquel era adepta secretamente aquelas imagens que acreditava que aqueles falsos deuses iria te proteger no caminho até sua nova casa.
 
 

Raquel voltou para a terra natal de seu marido, e tempo depois ela engravidou pela segunda vez. A viagem seguia por uma região montanhosa e difícil  de caminhar, ao se aproximarem de Efrata (Belém), Raquel entrou em trabalho de parto e morreu durante o nascimento de Benjamim. Foi enterrada em Belém (Gn 35:19). Raquel, grandemente amada por seu marido, deu ao mundo dois filhos que se destacaram. Apesar de suas falhas, é tida como uma honrada filha de Javé.

 
 

ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

 

Foto: Rede Record
Fonte: Bíblia de estudo da mulher
 
 


 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo