27/10/2015

ETIQUETA PARA MULHER CRISTÃ

 

A mulher é especial na criação, feita de forma diferente ao homem  veio para ser uma ajudadora dele pra se relacionar com Deus e ser uma figura fundamental no lar e na existência humana, porém o mundo de hoje carece de boas referencias femininas.
 
Consumistas, vulgares, vazias, fúteis e exploradoras é assim que o mundo conhece muitas de nós lamentavelmente. No noticiário nas piadas da internet nas rodas de amigos, fomos construídas com propósito divino. Mas devido as pressões do mundo muitas de nós esqueceram seu próprio papel.
Por isso para falar de padrão de elegância não podemos  olhar para o mundo, temos que mirar alto, é na bíblia que encontramos as melhores fontes de informação para ser uma mulher elegante, uma mulher virtuosa.


Aliás ser elegante não tem nada a ver com nariz em pé, mas está intimamente ligado a vida cristã, quer saber como?

1 -  SEJA CONFIÁVEL – Tem uma amiga que sempre promete mas não cumpre? Ou é vocês mesmo que vive dizendo que vai começar uma dieta a casa segunda feira? Isso não é conduta de mulher elegante não. Quando você diz SIM é sim e quando você diz NÃO é não, isso é sinônimo de confiança. Se você se tornou uma mulher de referencia e confiança OK, se não, não lamente prossiga rumo ao alvo e passa a ser essa pessoa. (Pv 31.11).

2 – RESPEITE O OUTRO – Quem nunca pensou em ter um dia de fúria nesses dias malucos de trânsitos nas grandes cidades? E aquele espertinho que tenta furar a fila no supermercado? Difícil né? Mas a etiqueta ensina que devemos respeitar as pessoas, trata-las como gostaríamos de ser tratados, não buscar vingança e pagar na mesma moeda; exatamente o que a bíblia diz: - “...e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume. (Rm 13.9 e Mt 5.39-41).

3 – SEJA AMÁVEL – Trate a todos com amor, isso é um mandamento, um dever, uma missão e  é uma das  características mais marcantes da pessoa elegante é uma habilidade, esse também um traço do caráter dos filhos de Deus. (Colossenses 3.12).

4 – RECEBA BEM AS PESSOAS – Já ouvi de gente que coloca vassoura atrás da porta e outros ficam com pena de quem recebe muitas visitas em casa, mas um bom anfitrião sabe a importância e o valor da hospitalidade assim como a bíblia diz em Rm 12.13.

5 -  SEJA MODERADA E NÃO SE EXALTE – Confusão, barraco, falar alto no celular, buzinar muito no transito, sempre que falamos de uma pessoa elegante sabemos que ela não grita, não se exalta, não faz escândalo. É importante manter a calma, mesmo quando a situação não é favorável, falar manso acalma a ira do outro, veja o que ensina os Apóstolos Paulo e Tiago em  2Timóteo 2.24 e Tiago 3.17.

6 -  EDUQUE AS CRIANÇAS – Desde pequenos temos a preocupação de ensiná-los os bons modos . O ensinamento básico começa ainda bebê, mesmo que a criança não entende algumas coisas, mas ela já aprende pelo exemplo, então seja primeiramente esse bom exemplo de educação. A partir de 1 ano, já comece a passar os valores, ensine a dividir os brinquedos, falar obrigado, coisas simples. Na medida em que ela cresce os ensinamentos vão se tornando mais amplos, como usar talheres, copo guardanapo a mesa, saber ouvir, dizer por favor, com licença, respeitar hierarquia entre tantos ensinamentos. Diga Não sempre com explicação, com amor mas firme, faça valer a sua palavra, veja em Pv  19.18.

7 – RESPEITE HIERARQUIAS E HONRE AS PESSOAS – Existe uma quantidade enorme de crianças e adolescentes que não respeitam os professores, e adultos que gritam com o chefe.  A etiqueta trata muito da precedência, que é dar honra as pessoas, como eu disse podemos ensinar as crianças a entender a hierarquia, mas se você não aprendeu quando pequeno, sempre há tempo de mudar, veja em  1Pedro 2.17.

8 -  TENHA LIDERANÇA, OTIMISMO E ATITUDE – A mulher elegante tem postura de atitude diante da vida, não fica chorosa pelos cantos e nem acomodada. Uma mulher preguiçosa passa longe dos bons modos, afinal para trabalhar e dar conta de tudo tem que ter disposição. A mulher elegante tem força e alegrias naturais, pra isso ela escolhe pensamentos bons, e não se deixa se contaminar com fofocas, intrigas assuntos de gente desocupadas. O dia em que você acordar com menos vontade, ore e peça a Deus que renove suas forças, seja sincera com Deus porque funciona. Veja em Pv  31.15.

9 – FALE A VERDADE – Já ouviu falar de mentirinha social? DIZ QUE NÃO ESTOU só para não atender o telefone;  JÁ ESTOU CHEGANDO, sendo que nem saiu de casa ainda, seja uma mentira pequena ou grande não importa, não são atitudes próprias de quem segue a etiqueta e nem de quem serve a Deus não é mesmo? Veja Pv  25.18; 20.23 e 12.22. A elegância nos sugere que sejamos honestas assim como Deus 2Co 8.21 e Tm 2.1.

10 – NÃO FALE PALAVRÃO – Foi vítima de uma barbeiragem no transito? Xinga ou agradece a Deus por não ter ocorrido um acidente? Imagina se uma mulher elegante é capaz de falar palavrão ou xingar alguém? De maneira alguma, afinal essa mulher tem sabedoria no falar, gente rude não tem nada de virtude, uma pessoa verdadeiramente elegante não usa palavras de baixo calão Ef 5.4; Cl 3.8; Pv 31.26.

11 – FUJA DA FOFOCA – Sabe da Ultima? Nem da ultima e nem da primeira, quem tem etiqueta no dia a dia fica longe da fofoca, não é atoa que a mulher elegante seja respeitosa fora e dentro de casa, isso é reputação, conquistada e construída com atitudes dia após dia Pv 13.3; Cl 4.6 e Pv 31.28.

12 – SEJA GENEROSA – A bondade e a generosidade deve permear a vida de uma mulher elegante, não é caridade para mostrar aos outros, mas é ajuda silenciosa que só ela sabe Pv 31.20.

13 – SEJA DISCRETA – Tem gente que não chega... estréia (risos) e na hora do culto, quase faz um dueto com líder do louvor, huum uma pessoa elegante é essencialmente uma pessoa discreta, que não busca chamar atenção sobre si, o que diz a bíblia a esse respeito? Mt 6.5.

14 – TRATE BEM A TODOS – Quem é elegante não faz diferença no tratamento entre ricos e pobres, negros ou brancos, chefes ou empregados. Jesus também nos ensinou a importância dessa conduta veja Lc 14.13-14 e Mt 25.40.

15 – NÃO SE VISTAM COM VULGARIDADE OU EXCESSOS – Uma mulher elegante jamais se veste de maneira vulgar com decotes profundos, fendas, mas qual limite? Simples. Evite saias e shorts curtos, decotes mostrando demais, a sua lingerie também não podem ficar marcada a ponto de todos perceber o modelo. Fuja de peças sensuais, evite atrair olhares para seus atributos físicos. Uma mulher elegante não consumista e refém da moda ao contrário, tem uma sobriedade no vestir e no falar. Pra isso você precisa se conhecer melhor, para escolher peças mais clássicas, escolher peças que não saem de moda com tanta facilidade. Se precisar comprar algo novo analise se cai bem e você e compre apenas o necessário, tenha um armário clean com peças que combine entre si, assim fica muito mais fácil estar bem vestida sem estourar o cartão de crédito. 1Tm 2.9-10 e 1Pe 3.3-4.

Enfim ser uma pessoa elegante já é um passo para viver uma vida verdadeiramente cristã, o mais importante deles é claro é crer em Jesus nosso Salvador. Pv 31.30-3
 

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA - Facebook NTA - Instagram


Por: Regiane Marques
Foto: Google
Dicas: Janaína Depiné

4 comentários:

  1. Lindas postagens.Parabéns
    http://musicapoesiaeinsp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Paz querida, você sabe que admiro seu trabalho muito... Parabéns pelo blog, está de cara nova... Simplesmente lindo!

    Simplesmente Princesa
    Fan Page
    Abraços e sucesso sempre 💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor, isso me motiva a continuar a fazer meu melhor... bjos <3

      Excluir